O Dia D de combate à sífilis e à sífilis congênita será realizado na próxima quarta-feira (16) no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS) e em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A campanha é uma referência ao Dia Nacional de Combate à Sífilis (16 de outubro). O resultado do exame que atesta a existência ou não da doença fica pronto em 10 minutos.

A ação é promovida pelo Programa DST/Aids, do NAPS, em parceria com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Secretaria Municipal de Saúde. Na quarta, as equipes do Naps e das unidades básicas farão testes rápidos para detectar a existência da doença e vão orientar a população sobre o tratamento gratuito que é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. O NAPS fica na avenida João Felipe Calmon, 1115, no Centro, próximo ao Hospital Rio Doce.

Outros exames

A campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, começou no primeiro dia de outubro em Linhares. A ação acontece durante todo o mês e é coordenada pelo Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps) e o Núcleo de Referência da Saúde da Mulher – Casa Rosa, da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre as ações da campanha estão: realização de exames preventivos; a iluminação na cor rosa de monumentos públicos e pontos turísticos de Linhares; palestra de conscientização para profissionais da área da saúde; passeio ciclístico, que será realizado no dia 22; e a realização do Dia D de Combate ao Câncer de Mama (24 de outubro).

Saiba mais sobre a campanha:

Outubro Rosa é um movimento popular comemorado em todo mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia nos meses de outubro. Posteriormente, o mês de outubro se tornou o mês da prevenção ao câncer de mama.