O Parque de Exposições de Linhares, no bairro Interlagos, recebe pela segunda vez a Exposição Agropecuária Norte Capixaba (GranExpoNorte) e o Festival Nacional do Mamão (Brasil PapayaFest). O evento será realizado entre os dias 2 e 5 de abril. Como a maior vitrine do agronegócio norte capixaba, a feira guarda espaço especial para uma das mais fortes atividades econômicas do meio rural da região: a pecuária.

Em reunião realizada no último dia 9, na sede da organização do evento, representantes da Prefeitura de Linhares, associações do setor, organizadores de leilões, produtores rurais e Banco do Brasil discutiram a programação técnica, comercial e expositiva do evento.

Na parte de ovinos, que está sendo coordenada pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos no Espírito Santo (ACCOES), haverá mostra com presença das raças Dorper e Santa Inês, totalizando 150 animais. Como no ano passado, não haverá julgamento das raças bovinas leiteiras e de corte, mas sim uma mostra com toda a diversidade desses dois segmentos. Cerca de 30 animais da raça Nelore serão trazidos para a mostra pela Associação Capixaba de Criadores de Nelore. No caso das raças leiteiras, haverá mostra com 30 animais gir leiteiros e 40 animais girolando.

Concurso Leiteiro

Mais 20 animais participarão do concurso leiteiro, todos girolando. Sob a coordenação da Associação dos Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES), o concurso terá duas categorias, uma para vacas com até 25 kg de produção e outra para as que ultrapassam essa marca. Além da premiação normal, uma premiação especial ocorrerá para os filiados à Associação dos Produtores de Leite de Linhares e Região (APL) que estiverem com animais no evento. Cerca de 20 touros zebuínos gir leiteiros, guzerá e nelore também participarão da feira.

Leilões

Três leilões, sob a organização da Mega Leilões, prometem movimentar o setor da pecuária durante a feira. No segundo dia de GranExpoNorte (quinta-feira, 3 de abril), ocorre o leilão de gado de corte, que deve reunir em torno de 700 animais da raça nelore. Na sexta-feira, 4, acontece o leilão de ovinos das raças Dorper e Santa Inês, PO (puro de origem) e para cria, totalizando por volta de 120 animais. O leilão de gado de leite, um dos mais esperados, ocorre no sábado, 5, com 60 vacas e novilhas da raça girolando.

Equinos

Uma exposição de cavalos mangalarga machador com julgamento de morfologia e concurso de marcha acontecerá de quinta-feira, 3, a sábado, 5. Duas pistas serão montadas, uma para os julgamentos e outra para a prova de tambor, que contará com 30 amazonas. Ao todo, cerca de 200 equinos estarão no evento. Durante os quatro dias de feira, mais de 1.300 animais devem passar pelo Parque de Exposições de Linhares.

Setor leiteiro trará novidades à feira

Durante a reunião, representantes do Banco do Brasil confirmaram que a instituição será parceira do setor no evento com financiamentos, divulgação dos leilões junto aos associados e na programação técnica. A ACPGLES contará com a parceria do Ifes de Itapina que trará uma máquina yogurteira e mini fábrica de queijos ao evento. Um seminário do leite será realizado com palestras sobre qualidade do leite, vaca funcional, entre outros assuntos.

Outra novidade da área do leite é um projeto socioeducativo que mapeará o mercado leiteiro da região. A pesquisa ajudará a entender melhor o mercado regional e será mais uma das atrações da GranExpoNorte. O projeto engloba cartilha, seminário e até mesmo uma maquete com informações sobre o setor leiteiro norte capixaba.

Participaram da reunião Neilson Santos de Almeida (Mega Leilões); José Viguini (Associação dos Criadores de Mangalarga); Geraldo Delazzari, André Franco e Luiza Vargas (Secretaria de Agricultura / Prefeitura Municipal de Linhares); Cirilo Pandini (presidente da APL); Antônio Brumati e Alessandro Lourenço (Banco do Brasil); Robson Colombo (Robson Rodeios); Edmar Fiorot (Produtor Rural); Alessandro Chiarelli (Fera Agrícola); Franco Fiorot (BRAPEX); Zezinho Boechat, Zaira Paiva e Carlos Sangalia (Organização GranExpoNorte).

Sobre GranExpoNorte & Brasil PapayaFest

A Exposição Agropecuária Norte Capixaba (GranExpoNorte) e o Festival Nacional do Mamão (Brasil PapayaFest) são realizados pelo Sindicato Rural de Linhares, pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), tem como principal apoiadora a  Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura. A promoção é do Governo do Estado do Espírito Santo, da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES). A organização é da GranExpoES.